EVOLUÇÃO DE SOFTWARE

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Evolução de Software - Algumas Considerações

Ao longo do curso, pôde-se perceber a complexidade na tarefa de evoluir um software. Inicialmente, tivemos contato com as leis de Lehman, que serviram para nortear nossos estudos. Dessas 8 leis, destaco a 1a lei, que trata da mudança contínua - um software deve ser constantemente adaptado, caso contrário se torna progressivamente menos satisfatório e a 8a lei, relacionada ao feedback - processos de evolução de software são sistemas de feedback em múltiplos níves, múltiplos laços e múltiplos agentes, e devem ser tratados como tal para que possam ser modificados e/ou melhorados com sucesso.
Na tarefa de evoluir o SimulES, pudemos perceber que melhorar, documentar, rastrear e refatorar são tarefas complexas que exigem muita colaboração dos integrantes da equipe. realizamos várias melhorias no jogo, como: melhoria na dinâmica da partida, introduzindo a idéia de 2 rodadas, melhoria da documentação, utilização de cenários, produção do Léxico do SImulES e revisão das cartas. Foi possível também apontar vários problemas, como a lentidão da partida, excesso de cartas de problemas, entre outros. Tivemos a oportunidade de obter um valioso feedback de jogadores convidados, o que contribuiu sensivelmente para a melhoria do jogo.
Visando manter a rastreabilidade do SimulES ao longo das evoluções feitas, foi realizado um processo manual para controlar todas as versões de cenários produzidas, sendo necessário ainda definir a granularidade de uma mudança e as considerações a serem feitas pela equipe.
Sendo assim, pode-se concluir que a evolução de software é uma tarefa complexa, que exige dedicação e observação das boas práticas adquiridas em sala de aula com o Prof. Julio.

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